Discurso sobre a Servidão Voluntária
Simulador de Frete
- Calcular frete"Bem-vindo à aventura fascinante de enfrentar o fantasma da liberdade. O livro diante de você dialoga com este sonho e é um marco no pensamento ocidental. Aproveite e reflita. Para Étienne, só existe uma prisão possível: aquela que você mesmo construiu e cuja porta, por estranho deleite, você fechou. Saiba sempre que toda servidão é voluntária. Sua liberdade é sua, e você pode entregá-la a qualquer um que desejar. Os tiranos agradecem." -
Leandro Karnal, em prefácio para esta edição.
Marco do pensamento humanista, este pequeno tratado foi escrito em 1549, quando Étienne de la Boétie contava apenas 18 anos.
O texto defende que é possível resistir à opressão de forma pacífica no momento em que o povo decide não mais se sujeitar à tirania.
O autor antecipa em séculos fundamentos teóricos que estarão presentes em, por exemplo, "
Desobediência civil"
, de Henry David Thoreau, na luta de Gandhi pela independência da Índia, no movimento antissegregação de Luther King nos Estados Unidos e também nas manifestações populares contra ditaduras ao redor do mundo.
A presente edição traz, ainda, introdução do editor Paul Bonnefon, um dos desbravadores da obra de La Boétie e responsável pela edição francesa de 1922, que serviu de base para esta tradução.
Além disso, o prefácio, escrito pelo historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal, situa o tratado em seu contexto de origem e ao mesmo tempo em relação ao momento político atual.
Leitura obrigatória para os dias de hoje, em que todo cuidado é pouco e todo esclarecimento histórico se faz fundamental.
Detalhes técnicos do produto:
Código | 3026 |
Código de barras | 9788572839976 |
- Autor: Leandro Karnal, Étienne de La Boétie, Paul Bonnefon
- ISBN: 9788572839976
- Páginas: 80
- Editora: EDIPRO
- Encadernação: Brochura
- capa: mole
- Idiomas: Português